Saúde
Guia prático ajuda famílias a se informarem sobre direitos dos autistas
Compartilhe:
Material online e gratuito explica parte burocrática de forma descomplicada e acessível.
Receber o diagnóstico – ou até mesmo a suspeita – de autismo tende a trazer muitas incertezas e emoções às pessoas cuidadoras. Além de ser um momento de agir e buscar intervenções e profissionais que vão ajudar no desenvolvimento da criança, é, também, hora de compreender quais são os direitos da criança a partir dali.
A Genial Care, clínica multidisciplinar para cuidado e desenvolvimento de crianças com autismo e suas famílias, lançou o “Guia de Direitos das pessoas autistas e suas famílias”, um material online e gratuito que explica essa parte burocrática e legal de forma descomplicada e acessível. “É importante ressaltar que o autismo é considerado uma deficiência do ponto de vista legal. Por isso, leis que amparam direitos de PCDs também são válidas para pessoas autistas”, explica a Líder de Comunidade da Genial Care, Gabriela Bandeira.
No guia gratuito são abordados os seguintes tópicos:
-
Lei Berenice Piana (nº 12.764)
-
Lei Brasileira de Inclusão (13.146/15)
-
Lei Romeo Mion (13.977/20)
-
Direitos gerais de pessoas autistas
-
Direitos de pessoas autistas e suas famílias na saúde
-
Direitos de pessoas autistas e suas famílias na educação
-
Direitos das famílias de pessoas autistas
-
BPC/LOAS
O “Guia de Direitos das pessoas autistas e suas famílias” tem, segundo a Genial Care, o objetivo de orientar famílias que convivem com crianças autistas e pessoas adultas diagnosticadas com TEA sobre seus direitos e como fazer para garanti-los. “O propósito deste material é servir de informativo para apoiar em vivências nas áreas da saúde e educação, além de benefícios concedidos e indicação de profissionais que podem ser consultados”, aponta Gabriela.
Aprender transforma
Dedicada a iniciativas que tragam mais conhecimento para as famílias de crianças autistas e também para a sociedade em geral, a Genial Care realizará no mês de abril a campanha #AprenderTransforma. marcando o mês de conscientização sobre o autismo. Com diversas atividades, como o lançamento de um manifesto, compartilhamento de informações nas redes sociais e participação em eventos direcionados ao tema, como na Caminhada pelo Autismo, que acontece todo ano no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Genial Care também realizará um congresso online em abril, em parceria com a Revista Autismo, com acesso 100% gratuito.
”Queremos chamar a atenção da mídia e da sociedade como um todo para que mais pessoas sejam diagnosticadas, além de trazer mais informação como forma de combater o preconceito”, finaliza Gabriela.
ASSESSORIA